quarta-feira, 2 de maio de 2007

O elogio do preconceito

O elogio do preconceito.

Num país em que quase todos se arvoram de não possuírem preconceitos, eu:


-- Chamo-me JC e sou preconceituoso.

Os meus preconceitos são as leis da minha conduta. Isso não faz de mim racista, entre uma africana bonita e uma caucasiana menos bonita, não hesitaria. Aqui, o meu preconceito é estético. Só um homem verdadeiramente sem preconceitos não saberia escolher entre uma mulher feia e antipática e uma mulher bonita e simpática; também por isso, eu prezo muito os meus preconceitos. Mas não só por isso, é que eles podem impedir-me de passar por um perfeito imbecil, por exemplo:

Perante uma detenção, numa manifestação, de alguns rapazes com “garrafinhas molotof “ na mochila ou bastões por dentro dos blusões, um tipo verdadeiramente sem preconceitos diria que é natural, desde que não façam mal a ninguém… E confessaria que também ele tem as suas idiossincrasias, que costuma vestir as cuequinhas da namorada aos fins-de-semana e feriados religiosos: Mas eu, não. Uma chapada nos gajos das mochilas e outra nos gajos das cuequinhas. Sou assim, desculpem.

Tenho inclusivamente os meus preconceitos de estimação relacionados com algumas instituições ou pessoas, de que posso dar alguns exemplos:

PS – Partido Socio-Pedofilista.

Paulo Pedroso – inocente o “cara…!”

Catarina Furtado – Rapariga bonita que nunca me deu pica, não sei se por não lhe conhecer uma única frase inteligente, se por não ver os programas idiotas que apresenta.

Justiça – Processo pelo qual se consegue tornar inocente um pedófilo ou um corrupto, especialmente se um ou outro acumularem a acusação de “actividade política”.

Francisco Louçã – “El Charro” aborcionista, que fuma para esquecer que já não tem o tema do aborto para falar.

Eugénia Mello e Castro – Suposta cantora que tem mais discos editados que vendidos.
Claro que podia continuar…

Os preconceitos são como a expressão sexual humana, é uma coisa natural e manifesta-se nas mais variadas formas. Mas, como tudo na vida, tem regras, pelo menos para mim, que:

-- Chamo-me JC e sou preconceituoso
.

9 comentários:

GRINGA SEMPRE disse...

Que bom para si!!" o Mal existe, mas sem o Bem, tal como a Sombra existe, mas jamais sem LUZ." Alfred de Musset

GRINGA SEMPRE disse...

" Eu sou da cor daqueles que são melhores." Alfhonse Lamartine

GRINGA SEMPRE disse...

" Eu sou da cor daqueles que são melhores." Alfhonse Lamartine

bjecas disse...

Também eu escolhia a preta boa!...

JC? The real one?

\m/

bekas disse...

JC?
O JC que eu estou a pensar?

Amanhã conversamos!!!! :-{

osbandalhos disse...

JC ??? hehehe Radio Moscovo não fala verdade... Patilhas e Ventoinhas é aqui.
JC. Not only the real one but the REAL SPECIAL ONE!! É este!
JC. Quem mais? Sim, deste "cristianismo" faço parte. Onde me colocas JC? Quão perto está este teu apóstolo de ti?
JCempre até final.

made in eu (um dos porquinhos quando está a perder)

osbandalhos disse...

Mas não tenho tantos preconceitos.

made in eu

bjecas disse...

JC, altivo e entre duas telefonadelas, resistiu à confrontação. Não fosse estar o pc mesmo ali ao lado e nem um músculo da sua face o desmascaria. Perante este mesmo texto que comento e após mais um telefonema, eis que lhe sai o sorriso franco.

Preconceito é coisa de tenrinho!...

\m/

João Paulo Pedrosa disse...

Uma coisa são os preconceitos, outra são as convicções. A mim ninguém me convence que os preconceitos podem ser benéficos. Uma coisa é não gostar de algo, outra é ter o preconceito contra algo. E não tenho preconceitos em relação aos preconceituosos, apenas gostaria que o mundo vivesse com gente mais despreconceituosa.