quarta-feira, 2 de maio de 2007

errare humanum est

Errar é humano. Ninguém é mais humano que os portugueses. Errar em nós tem métodos científicos. Somos imbatíveis na ciência do errar.

Governos e tribunais. Empresas públicas e privadas. Polícias e políticos. Militares e civis. Etc e etc.

O erro é humano e existe em todo o lado nos inexistentes lados do esférico planeta. A forma mais grave acontece porém nestas latitude e longitude. Por quê? Porque somos os mais selvagens em civismo.

A liberdade individual é o maior bem. “Levar” com os portugueses, o pior.

De onde nos virá a ideia que passarmos por cima de tudo e todos nos faz viver melhor?

Uma ideia de uma administração transforma a vida de tantos num quase inferno. Por vezes custa-me acreditar que os senhores que vejo falarem na televisão (muito poucas vezes, valha-me isso) sejam tão mais idiotas que parecem.

Um exemplo foi a nova decisão do metropolitano de Lisboa exigir a todos o cartão Lisboa Viva.
Para obter o cartão deve preencher-se um formulário que até inclui o numero de telemóvel e o endereço de email. Nem seria necessário dizer que antes queria andar a pé... Que interesse poderá ter uma empresa de transportes em saber tais informações para vender um bilhete (no caso, mensal) a um passageiro?

Anunciaram nos comboios da Fertagus que o novo cartão seria gratuito a quem possuísse o cartão anterior, desta empresa, dentro da validade.
Depois de entregue o formulário incompleto e uma foto “tipo passe” fui buscar o novo cartão, cujo interesse me era nulo.
O cartão tem a data de emissão de Abril e é válido por 6 meses, i.e. até Outubro.

Perguntei o porquê de tanto trabalho, para mim e para a empresa, para um cartão com uma validade de 6 meses.
Mas foi gratuito, disseram-me. Mas eu não o pedi, disse, foi a empresa que decidiu que seria obrigatório utilizá-lo a partir de hoje.

Compreendi que a validade do novo cartão tem a mesma que o anterior que acabava em Outubro. Tudo isto para que daqui a 6 meses tenha de pagar 6 euros por um novo! Por 6 euros! A administração desta empresa sabe mesmo como fazer dinheiro. Espero só que não me obriguem à humilhação pessoal de me fazerem sentar num banquinho, dentro de uma cabina, em que o melhor mesmo é correr a cortina, para me sentir isolar do mundo, para nova série de 4 fotos.
Pedindo desde já perdão pela linguagem, mandá-los-ei, literalmente, levar no cu.

Compreendo a ignorância pela falta de oportunidades de demasiados “infelizes” neste país. Mas nunca conseguirei perdoar a estupidez.

Utilizando as mesmas palavras que um dia ouvi a Sttau Monteiro: Cometi dois grandes erros na minha vida; o primeiro foi ter deixado a Inglaterra para vir para cá; o segundo foi ter cá ficado.

made in eu

2 comentários:

GRINGA SEMPRE disse...

´"É sem duvida mais fácil enganar a multidão, do que um homem!" Heródoto

João Paulo Pedrosa disse...

É assim mesmo, fazem cartões com validade de seis meses e depois lá temos nós que andar sempre a pedir cartão novo. Era tão bom se pudessemos não lhes passar cartão... é por estas e por outras que é sempre melhor o transporte individual, acaba por compensar andar perdido nos engarrafamentos.