domingo, 24 de junho de 2007

contas são contas

Primeiro dia de piscina.
Somos dois, disse eu, este jovem e eu. Já paga como adulto? Quantos anos tem? Dez.
Não respondeu. Debruçou-se sobre dois bloquinhos de bilhetes e, certinho pelo picotado, rasgou e entregou-me dois. Quatro e meio o de adulto, dois euros o de criança.
Depois inclinou-se um pouco mais para a direita e com o indicador chegou-se às teclas da
calculadora. Seis e meio?
Perguntei eu rapidamente, naquela entoação entendida que serve de pergunta e resposta.
A mão dele girou sobre o punho com a clara mensagem de ter sido escusada, sequer, a ideia de utilizar a electrónica para tal cálculo aritmético.
Voltou a inclinar-se, desta vez para a esquerda, e aos vinte euros recebidos entregou-me o troco correcto.
Divirtam-se, disse-nos. Obrigado, respondi.


made in eu

2 comentários:

Anónimo disse...

Acontece-me muitas vezes. Penso que eles não se apercebem. Penso que não sabem que viver em sociedade obriga a um comportamento social. Uma coisa é um dia mau, outra coisa é ser imbecil. Portugal está cheio de imbecis, mas ao contrário do que pensas também acho que está cheio de gajas boas, e algumas até nem são imbecis!

r disse...

Eu sei, chamam-se ucranianas.