domingo, 8 de julho de 2007

a modernidade dos decadentes

Somos o home made tuning dos povos.

Que mistério é este que quase tudo o que fica bem aos outros, fica mal aos portugueses? Nunca exportámos uma moda. Copiamos tudo e copiamos mal.

A César o que é de César ( e a Deus o que é de Deus).

A nossa incapacidade de enxergar o ridículo é de sempre. Em Copacabana e Ipanema o “fio-dental” é atraente. Na Caparica é cómico. Piercings em “góticas” inglesas e americanas harmonizam o estilo. Em portuguesas triplicam o provincianismo. Tatuagens de “Angola 1970”. Idas ao supermercado em fato de treino. Cortes de cabelo usados por outros há anos. “Senhores do seu nariz" arrogantes contra a simplicidade dos mais evoluídos. Simpáticas as estrangeiras. Intratáveis as portuguesas.

Não somos um país de avanços tecnológicos. Não somos um país de gente bonita. Valha-nos a liberdade que é tão grande como as demais, ou quase.

A felicidade do rastejamento, essa, ninguém no-la tira.

Como disse Saramago: Dos portugueses não vem mal ao mundo. Nem bem.

made in eu

7 comentários:

Anónimo disse...

tens razão pá. tudo o que é portugues é feio mete nojo. as mulheres os homens as ruas as casas tudo tudo e tudo ainda bem que es estrangeiro como eu. tenho nojo de Potugal. fora com Portugal. Vivam os Paises e as pessoas de outro mundo que é o estrangeiro. vou vir mais vezes ao teu blogue porque és cá dos meus pá.

bjecas disse...

Isto tudo porque os putos não jogaram um crl?
A culpa é do Couceiro pá!... esse ... esse .. . esse tuga manhoso!

\m/

bekas disse...

Então quer dizer que nós, Portugal, somos um mundo diferente, à parte, asqueroso, feio e nojento?
Talvez gostassem de viver no Iraque, na Serra Leoa, na Palestina, na Colombia, na Etiópia, na Coreia do Norte... enfim, qualquer um deles muitíssimo melhor que Portugal.
Aqui somos livres. Vivemos junto do mar num país protegido de guerras, fome, calamidades e atentados. O sol brilha todo o ano e o Verão chega quase ao mesmo tempo que a Primavera.
Há coisas que me metem mais nojo do que Portugal.

osbandalhos disse...

Bekas:

"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu".

Sim somos livres. Sei e disse-o. Somos melhores que os países que referiste (excepção da Colômbia - pelas colombianas, é claro ;-)

Vivemos junto ao mar... o Verão... a Primavera... Tudo "obra" da natureza.
É o social, "que vem não sei como e dói não sei porquê" que me atormenta.
Ontem ouvi nas notícias que uma junta médica mandou um professor de filosofia, sofrendo de cancro da laringe (provavelmente já sem laringe), dar aulas !!!?!?!?! Tu acreditas que em algum país da Europa ocidental isto acontece? Não achas que aqui acontecem coisas únicas ao nível da maior estupidez? Quem teria sido o autor (porque há sempre UM responsável) de tal decisão
- Está bom para trabalhar. Malandro, quer é fazer nenhum e ganhar à conta de todos nós -
Alguém pensou assim, não tenhas dúvidas. Sabes porquê? Porque é o país em que todos nos estamos "cagando" para todos.
"Quem é desconfiado não é fiel".

osbandalhos disse...

Ó Bjecas pá, qual é a tua meu? Estás a dizer mal do Couceiro? O gajo que mais contribuiu para que o GLORIOSO do Trapattoni fosse campeão? E vê lá se não salvou o Belém de descer, o que fez com que fosse à final da taça?
Couceiro para treinador principal dos AA e Fiúza para presidente da FPF.
Assinas por baixo? Sabia que podia contar contigo.

bekas disse...

R, eu ouvi essa notícia do professor de filosofia há já uma semana e juro que me senti indignada. Fez-me sentir mal em ser Portuguesa, que de vez em quando (e tu já percebeste isso) também me acontece.
Não sou daquelas que mantenho a bandeira à janela o ano inteiro, nem sou daquelas que põe a mão no peito quando ouve o hino. Não sou uma patriota convicta de que o nosso país é que é bom e melhor que isto não há. Reconheço, obviamente, que há paises melhores, em alguns aspectos mas piores noutros.
Há já algum tempo que deixei de ter convicções políticas, deixei de votar. Estou-me a borrifar para os políticos portugueses, que nos últimos anos têm ajudado a afundar Portugal. Mentem com quantos dentes têm na boca. Iludem os pobres, enganam os trabalhadores. Os ricos vivem cada vez melhor, os pobres vivem cada vez pior.
Os incapacitados para o trabalho têm que viver com uma pensão de merda que mal chega para medicamentos e comida. Têm de sobreviver, sabe-se lá como. Enquanto eles, é jantaradas, viagens, congressos, hotéis de luxo, merdas, merdas, merdas. Em cima deles também eu era capaz de vomitar, só por prazer.
Mas, mesmo assim, continuo a gostar de Portugal. Pelo seu espaço fisico, pela sua localização geográfica. Não deixa de ser o meu país. Jamais emigraria fosse para onde fosse. Era preciso acontecer uma calamidade para eu sair daqui.
Vou tentando levar a vida com calma, sem dar demasiada importância a políticos e aos demais malandros que por aí andam em praças e feiras a beijocar peixeiras e tendeiras. Pode ser que algum dia me cruze com algum e tenha vontade de vomitar...

Mónica disse...

tá bem :D