domingo, 17 de fevereiro de 2008

talvez seja uma questão de treino

Recentemente vi e ouvi o primeiro ministro falar sobre o facto da taxa de desemprego em Portugal ser das piores da Europa. E de repente, lá estava ele outra vez, com uma voz aflautada, gestos amaneirados e olhar cândido, a dizer qualquer coisa acerca da taxa de desemprego e mais qualquer coisa acerca de ser masculamente firme nas suas decisões. Esforcei-me por lhe dar atenção, mas era como se a Angelina Jolie tivesse aderido à seita dos Jeovás e me tivesse batido à porta num dia de domingo chuvoso para me falar no pecado da cobiça pela mulher do próximo. Deixá-la-ia entrar, massajar-lhe-ia os pés e oferecer-me-ia para o fazer a qualquer dos seus implantes, mas ser-me-ia muito difícil atentar no discurso, contudo...
Ele, portanto, falou e explicou. Mas apenas me ficaram a voz aflautada, os gestos amaneirados e o olhar cândido, enfim, coisas que nada corroboram a sua pretensa firmeza máscula. Não sou racista, não sou sexista, não me incomoda a desorientação sexual dos outros. Não separo as pessoas por esses critérios. Apenas não tenho paciência para explicações políticas que metade das vezes não compreendo e na outra metade não acredito. Pago os meus impostos, contribuo para regabofe dos governantes, mas, ao primeiro ministro, não consigo dar mais atenção ao que ele diz do que ao que ele parece.
Enfim, creio na sua mímica amaneirada, na sua voz aflautada e no seu olhar cândido; quanto à sua máscula firmeza, às explicações acerca do desemprego, da sua formatura ou da sua participação em projectos de engenharia, vou esperar que a Angelina Jolie adira à seita dos Joevás e me apareça à porta para falar do pecado da cobiça pela mulher do próximo. Depois, quando lhe estiver a massajar os implantes vou esforçar-me por lhe estar atento ao discurso... uma...duas...três... mil vezes. Talvez seja uma questão de treino.

jc

3 comentários:

caditonuno disse...

e ainda dizíamos mal da nossa taxa de desemprego? no kosovo é de ou 60 ou 70%! aqui estamos bem, pelos vistos!

osbandalhos disse...

A Angelina tem implantes? Tenho que me treinar a prestar mais atenção. Queira Deus que não depile as pernas, nem as axilas, também. Seria uma combinação que me atrairia tanto como os discursos do primeiro ministro.

By myself disse...

Bem....estou a vê-lo discursar na Assembleia e parec-me que é o sítio onde ele mais dança e se pavoneia...diria que: como peixinho na água!