terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PINELEIROS

A defesa do ambiente está na moda, mas muito por causa das leis europeias, que obrigam a respeitar a saúde pública, os recursos naturais, as espécies selvagens e até as espécies domésticas.

Uma das ideias da Europa foi definir um conjunto de zonas onde se faria uma cuidada gestão dos espaços naturais, a Rede Natura, impedindo a sua destruição pelos interesses económicos da população em geral e de autarcas corruptos em particular. Na defesa de um património que nos pertence a todos, e que deveria chegar preservado aos nossos vindouros!

Mas eis que o governo de José Sócrates descobre uma maneira de fazer pescadinhas de rabo na boca com as leis de protecção da Natureza, basta assinar um papel numa reunião de amigos e um projecto que destrói o ambiente passa a ser considerado de Potencial Interesse Nacional, um projecto PIN.

Depois de governos que promoveram a destruição das florestas das nossas serras, através da plantação de eucaliptos por empresas privadas e estatais, dando origem a um novo termo, a eucaliptização (este Verão essas empresas já andaram a sensibornar (sensibilizar para um problema através da oferta de almoços grátis) deputados do povinho eleitor para a necessidade de verbas do estado para retirar os eucaliptos e voltar a ter florestas nas nossas serras), temos agora um governo cujos elementos querem ficar conhecidos como os grandes PINeleiros do que resta da nossa Natureza.

Bem pode a QUERCUS protestar e estrebuchar, porque estes projectos PIN são mascarados de motores do desenvolvimento regional, e isto as pessoas gostam de ouvir. Só não se ouve ninguém dizer é que se fossem 50 pequenos projectos de pessoas da zona que agora vai ser destruída, que fossem verdadeiramente de desenvolvimento regional, o governo não acharia que era uma boa PINeleirização do País. Porque será que só as grandes empresas é que conseguem convencer os governantes? Porque será que os portugueses gostam tanto de baixar as calças perante os grandes interesses económicos?

Vem isto a propósito do grande projecto para a zona de Mira, de uma empresa multinacional. Está na hora dos portugueses se mostrarem frontalmente contra os PINeleiros, governantes ou empresas. Está na hora, mas como a malta anda sempre atrasada, o mais certo é não termos invasões de activistas a supermercados para roubar os produtos das empresas em questão, o mais certo é não termos activistas a invectivar os PINeleiros nas suas aparições públicas, aliás, o mais certo é não termos activistas, porque vêm atrasados!

Esta ideia da PINeleirização foi pedida emprestada neste blog, mas era mais engraçado se chegasse aos meios de comunicação social, pois estamos na era Fónix!

JP+P

9 comentários:

serotonina disse...

Ai! Já estou mesmo a ver esses Pineleiros a arranjarem uma boa razão para destruírem a ria de alvor ( a única zona húmida do barlavento algrvio), onde tantas aves nidificam. ai!ai!

Catarina Ferreira disse...

Obrigado pelo comentario e se la puderes voltar veras a resposta ao teu comentário.

bj* boa semana

osbandalhos disse...

Governantes e pineleiros para a fogueira, já! (Apesar de nem sonhar onde fica Mira. Nem querer...)
Só mais uma coisinha: Quem baixa as calças a quem, entre governantes e pineleiros?

Catarina Ferreira disse...

São opinioes nada mais ! Cada um com a sua. Apesar de os pinheiros artificiais serem muito bonitos, para mim perde-se o espirito que há muito existe. E que eu tenho e vou continuar a ter.

Catarina Ferreira disse...

Pois parece que sim...

osbandalhos disse...

osbandalhos têm esta coisa se serem mais que as mães. Onde o JP defende o ambiente, vou eu e entorno uma lata de óleo queimado, ou de PCBs, se preferirem. Onde eu acho o muro da minha aldeia mais bonito que qualquer portuguesa, o JP, ou outro bandalho, curvam-se perante a sua beleza.
Quem é que assim já não brinca mais, ponha o dedo no ar.

osbandalhos disse...

És um destruidor do ambiente, sempre à espera de uma oportunidade para despejares a lata de óleo queimado... mas cuidado com a bandalheira, que ainda acabas por encher o muro da tua aldeia de PCBs (é a abreviatura de percebes, aquele marisco que eu odeio?).
Pois a vantagem de sermos mais do que um par de bandalhos é que abandalhamos onde menos se espera... mas pelo menos tu é sempre made in eu, já eu é sempre mad ou acid, consoante é piadinha ou torradinha!
JP+P

Catarina Ferreira disse...

Pois é e deves ser tu logo.

osbandalhos disse...

hehehe JP conseguiste!! Acharam teu blogue pelo google.
PCBs são, acho, Policloratos Bifenílicos, mas já nada importa. Já nada tem significado. Só a CresceNet é minha vida, minha paixão. Por ela vivo. Nada mais quero que conectar por discada.
Peço perdão aosbandalhos mas eu quero mesmo é linkar o Cresce.Net.