segunda-feira, 11 de maio de 2009

em papas

Não compreendo por que Vital Moreira não pode comer Maizena.

Vitor Teodoro, alentejano, não era apaixonado pelas mulheres de sua terra - feias e não muito espertas – dizia – até uma papaia é mais inteligente.


Já a galinha de Dona Roberta, em vez de penas tinha pele, não de galinha mas de crocodilo.

Rita era apaixonadamente deslumbrante e para sua felicidade, também o era a compota de tomate que fazia, lá longe, a sua tia.

Nem Rita, nem a galinha, eram alentejanas.


Não compreendo porque não há-de Vital Moreira comer Maizena.


No crime entraram os dois larápios, uma caneta azul e duas latas de sardinhas em conserva: umas em óleo, outras em tomate.

Foi pelas de tomate que falhou o assalto. Na esquadra, algemados, os dois alentejanos eram a chacota dos polícias - sardinhas em tomate num assalto – comentavam, e riam-se muito.
Se dos mesmos tomates saíram a compota da tia e o molho para as sardinhas, não se sabe.

Por que não havemos de ver Sócrates com Manuela a baterem-se por Maizena?


Nenhum é menos inteligente que uma papaia, se bem que também não o sejam mais que compota de tomate, e sê-lo-ão tanto quanto as sardinhas em óleo, antes de serem enlatadas.


Um dia teremos conserva de galinha sem pele, e polícias com a inteligência de papaias, e vitais moreiras em molho de tomate, e sardinhas presas para que se não possam ver, e a Maizena reinará, como num grande livro de histórias, num reino aonde Manuela e Sócrates viverão felizes para sempre e terão filhas verdadeiramente alentejanas: feias e não muito espertas.



made in eu

2 comentários:

Cruztáceo disse...

"há que considerar que em qualquer do casos, e apesar de em oposição ideológica, não haverá separação no significado inato dos sentimentos mais profundos de cada um. Mas isso..é opinativo"

Kayam Sonedra

osbandalhos disse...

Viva a rainha Maizena!
E vivam os bobos da corte, com as suas filhas verdadeiramente alentejanas!

JP+P