quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Santa Bárbara quando chove vinho

Abílio contou-me que sempre se interessara pela História de Portugal, desde o dia em que o pai o levou ao Castelo de São Jorge e lhe falou no Martim Moniz.
Em casa a mãe contava-lhe quão forte era Dom Afonso Henriques - três homens de hoje não chegavam só para segurar a espada dele -
O orgulho cresceu. Imaginou Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral a beberem um copo juntos. E Aljubarrota? 1 português contra 5 espanhóis e ainda séculos antes do Futre e do Ronaldo. Portugal fazia-o vibrar. Que heróis! Tanto que até hoje gosta do primeiro-ministro. Mau? - dizia-me - pior foi o Dom Diniz. Como? Sim, o Dom Diniz, já viste rei pior? Que espécie de pessoa era ele que obrigou a mulher a um milagre só porque dava pão, e certamente não quente, aos pobrezinhos? Imagina o que os reformados deviam passar no seu reinado. E achas que ele batia na Dona Isabel de Aragão só porque ela bebia um copito? Ela não bebia, ela era boazinha e não bárbara. Tens a certeza? Tenho. Olha que na nossa História há estórias do carrilho.

made in eu

Sem comentários: