sábado, 28 de julho de 2012

O Génio

Nova Iorquino de gema: direto nas respostas

sábado, 21 de julho de 2012

entre marido e mulher...


Consta que Philip Roth acabou o seu casamento com Claire Boom, dando-lhe a ler o seu último romance. Agradecida e excitada, deitada na cama com uma chávena de chá, Claire verificou horrorizada que uma das personagens, uma envelhecida atriz, era ela própria.


Philip Roth é odiado por muitas mulheres que acreditam que o, provavelmente, melhor escritor norte americano é misógino e que o seu maior receio é ser destruido pela sexualidade feminina. Afirmam que as mulheres nos seus livros são, na melhor das hipóteses, umas vacas mal agradecidas e que o poder de uma mulher bonita em destruir um homem, tendo sexo com um seu rival, a transforma num monstro da destruição masculina.


Oscar, admirador do escritor, não quer saber se é assim ou não. Os livros são soberbos, a escrita soa a música e depois de saber que Claire Boom, a pedido de Roth, não levou a filha de 18 anos para viver com eles - trocou a filha por um homem - ficou com a dúvida sobre o que é afinal o amor para uma mulher e com a certeza de que, tratando-se de fêmeas, uma vaca vale muito mais.

made in eu

sexta-feira, 6 de julho de 2012

José Ervas


José Ervas era o miúdo esperto do bairro. Tão esperto que, uns anos mais tarde, concluiu a licenciatura num só ano. Contava histórias, ameaçava os vizinhos e tudo negava quando apanhado com as calças na mão. Cresceu, e mentia com tanta sinceridade, que se fez político. Mas foi só em casa dum amigo, quando viu a capa dum disco de Sviatoslav Richter, que ficou a saber que o Cravo Bem Temperado não era a flor de Abril com sal e pimenta.


made in eu

domingo, 1 de julho de 2012

A assexualidade já não é só para as amebas


Isaac Newton e Glenn Gould eram assexuais e fascinantes. 


Se das teorias de Newton, Camilo nada sabia, já as performances de Gould o levavam ao céu, ou pelo menos ao que ele julgava como seria.


Muitas vezes julgados homo ou bissexuais, ou mesmo estranhos, pelos outros, a identidade do género levava os amigos a pensar sobre a sua orientação sexual.


Newton morreu em 1727 e pouca relevância foi dada ao facto de na sua viva mostrar não mais que indiferença à atração sexual e à falta de interesse por sexo. O físico tinha mais em que pensar? Seguramente que os cálculos integral e diferencial são muito mais interessantes e abrangentes do que os fluidos femininos ou os seios de uma mulher, sujeitos à atração gravitacional, cujo estudo foi desenvolvido pelo físico inglês.


Com Glenn Gould, a música é outra. O pianista canadense detestava que o tocassem, ele que tocava como poucos. Anti-social, contactava os outros por carta.
Tal como Newton, o interesse por mulheres era nenhum e qualquer contacto sexual ou atração, mesmo por homens, era inexistente.


Será uma disfunção ou um desvio? Uma nova orientação sexual? Camilo não o sabia, nem queria saber. Apenas sentia que qualquer das versões das Variações Goldberg, a de 1955, precoce, num tempo demasiado rapido,  ou a de 1981, valeriam muito mais do todas as variações do kamasutra.


E a Toccata e Fuga, de Bach, para orgão? Que diria um orgástico?


made in eu