quarta-feira, 30 de abril de 2008

Inácio

Naturalmente, Inácio entrou num café, de mal com o mundo. Tão mal, que ao tirar a carteira do bolso deixou cair o telefone no chão. Apanhou-o. Ao balcão, pediu o que queria. Uma mão pousou, como todos os dias, uma chávena perto de si. Dedos cheios. Unhas pintadas de rosa. Inácio, por acaso, olhou para o lado e viu-a sorrir. É fácil distinguir um sorriso sincero de um falso. Era franco, este, e ainda assim pensou – gorda nojenta – enquanto ela saía para o escritório, roliça, com roupas modernas, cabelo curto, carente e feliz pelo olhar dele. Inácio prolongou na ideia a fala sem voz e, ainda a vê-la – se me dizes o que quer que seja mando-te para a puta que te pariu, monte de banhas -.
Naturalmente.

made in eu

terça-feira, 29 de abril de 2008

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ler JC sempre

uma imagem no perfil
Cada vez mais, deparo-me com bloguistas que fazem questão em mostrar uma fotografia sua no perfil e, consequentemente, nos comentários que espalham pela blogosfera. A avaliar por algumas fotos, elas são reais e pertencem, de facto, à pessoas que as usam, já que ninguém, no seu perfeito juízo, iria colocar uma miserável imagem para… é verdade, para quê?
Eu tenho pudor da minha imagem. Os outros não.
Os outros são para mim um enorme mistério!
Sem quer estar a ser muito preconceituoso, até porque, penso, as pessoas não têm que esconder a sua imagem (como é razoável pensar-se), acredito que também não têm que a expor em cartaz, sobretudo num mundo (blogosférico) já tão saturado de gente feia, imbecis, pedófilos, falsos amigos, génios frustrados e tudo mais que nos vier à cabeça. Não é preconceito, é incapacidade de entender. Só isso.Há alguns anos, no final dos telejornais, anunciava-se: No passado dia X, desapareceu de casa dos seus filhos, o idoso Fulano de Tal, vestia… e lá vinha a fotografia “a la minuta” que tanto servia para identificar o nosso avô paterno como, já naquela época, o próprio Paulo Bento em plena puberdade. Claro que, até hoje, nunca se encontraram os idosos desaparecidos e os anúncios deixaram de se fazer.
O que com isto quero dizer é que o que difere as pessoas umas das outras não é o aspecto; no aspecto somos todos demasiado parecidos uns com os outros, de tal modo que, em qualquer parte, passamos bem por viajantes incógnitos. O que nos difere uns dos outros, é, por exemplo, termos ou não termos consciência de que a nossa imagem no perfil, é, pelo menos, desnecessária. Há mais coisas que diferem as pessoas umas das outras, felizmente que sim. Usemo-las!
Vá, toca a limpar os perfis…
jc

sábado, 26 de abril de 2008

25 dabril sempre, fascismo nunca mais.

Nunca mais acaba a treta de sempre.

Até quando se terá de ouvir a mesma cantilena ano após ano?

A esquerda é de uma inovação assustadoramente burra.

Que a 5 de Outubro se grite: República sempre, monarquia nunca mais, e a 1 de Dezembro: Portugal sempre, castelhanos nunca mais. (Mas castelhanas sim. Apesar de não estarem no topo são infinitamente melhores que as portuguesas, desde sempre. E sem gritos, claro está).

made in eu

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ataíde

Ataíde apareceu à hora combinada. Calças de bombazine, t-shirt preta, sapatos de ténis e meias brancas. – Com ténis, sempre meias brancas - dizia. - É a idiota obsessão pelas meias brancas que faz de nós uns provincianos. Não os que as usam mas os que se preocupam com o que os outros vestem, ou calçam.
- Estás vermelhinho - disse-lhe, sabendo o quase ódio que tinha a benfiquistas e comunistas.
- Praia, amigo. Primeiro dia, hoje, na Caparica. A sight for sore eyes - Ataíde utilizava frases idiomáticas inglesas com frequência.
- Sério? Estão melhores as portuguesas?

Sorriu.
- Brincos nos umbigos e tatuagens com fartura. Minhas queridas inglesas que, ridiculamente, apanhavam banhos de sol em Hyde Park. Na Caparica, só as velhas, que poderíamos pensar serem as mais estúpidas, não são. Se algo há que vale a pena observar são os cães. São eles a atracção viva da praia.
Sorri eu. Este Ataíde...

– Os cães?
- Sempre gostei de pêlo e de olhares sinceros. Trocar pêlos por borbulhas, e olhares de vaidade escusada, não ficam bem a nenhuma mulher. Se for bonita ainda escapa, mas bonitas não existem na Caparica, ou não foram hoje à praia. What do I care.

Saímos depois de bebermos o chá. Ataíde, a olhar para um Vacheron Constantin numa montra, choca contra uma mulher que vinha a passar.
- Peço desculpa.
- Caramba! - disse ela. E seguiu.
- Aposto que tem brinco no umbigo e tatuagem na perna – segredou-me ele, e sorriu.


made in eu

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Não é fácil

Irvine Welsh, 'LIXO', uma questão: como distinguir uma 'vaca' de uma puta?

Não é fácil, não é fácil.


made in eu

domingo, 20 de abril de 2008

ADIVINHA DE DOMINGO

Tenho aqui no computador uma pasta que ainda não sei se lhe chamo SAGRES, HEINEKEN ou PROMESSA EM FÁTIMA.
Nesta pasta colecciono fotos ou pequenos vídeos.
Quem adivinha qual o motivo dos ficheiros guardados?

A resposta será aqui colocada em breve, no máximo até ao próximo dia 30 de Abril de 2010.

Uma ajudinha: não é uma modalidade olímpica!

sábado, 19 de abril de 2008

FUNERAL

O Benfica (NR - Benfica refere-se a um clube de Lisboa, o Sport Lisboa e Benfica, dedicado à promoção do desporto e com uma equipa de futebol profissional) é uma grande instituição. Mas morreu, depois de prolongada doença.
O velório foi feito em casa, por uma pequena equipa, de gente e adeptos, vestidos de negro, conferindo uma grande solenidade e ar respeituoso à ocasião. Na falta de velas, alguns very-lights deram o mesmo efeito.
Depois do velório, o mesmo Benfica foi amortalhado em verde, cuidadosamente e carinhosamente, por vizinhos e familiares, num acto de grande patriotismo.
O funeral está marcado para amanhã, no cemitério das Antas, onde um enorme caixão revestido de azul e branco aguarda o Benfica.

A Direcção do Benfica agradece todas as manifestações de pesar, e solicita que não se gaste dinheiro em flores, devendo o mesmo ser encaminhado para uma conta solidariedade, que financie a reforma do grande Chalana, figura incontornável dos já longínquos anos aúreos do Benfica.

JP+P

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Cyrana

Cyrano de Bergerac levou com um toro na cabeça mas não disse nada a Roxane. Pediu-lhe a carta que trazia sempre junto ao peito. E foi ao ouvi-lo lê-la na crescente escuridão que a rapariga compreendeu que era ele quem ela sempre amara.

E se em vez de Cyrano fosse uma Cyrana? Roxano apaixonar-se-ia por Christiana e estar-se-ia “nas tintas” para a escrevedora das cartas.

Um homem não trocaria uma coelhinha do Playboy por uma qualquer “espanca” feia.

Nem isso, nem Cyrana diria ao ouvido de Christiana, na hora da sua morte, que era ela a paixão de Roxano.

Pediria uma Christiana a Cyrana que esta contasse a verdade a Roxano?

Mulherzinhas. Mas essa é outra história.


made in eu

segunda-feira, 14 de abril de 2008

DIVERSÃO COM MAUS TRATOS

Recomendo uma visita a este blogue, com produção própria, nomeadamente uma peça sobre maus tratos a animais.

Boa semanada!

JP+P

domingo, 13 de abril de 2008

"meu mundo sem homens"

A relação é de causa efeito ou é o defeito que leva à não causa? Pensava nisto Tomás. Como seria o meu mundo sem homens? Era um mundo pequeno, o dele, igual ao dos outros. Sempre os ouvira dizer que o mundo sem mulheres… Claro que sem mulheres e homens… mas essa era outra questão, disse para si mesmo. As mulheres não inventaram a televisão, nem o avião, nem o automóvel, nem a lâmpada eléctrica. Poucas apareciam em listas de grandes inventos e descobertas. Criatividade? De que compositora se lembrava? Que condutora de orquestra? Que pintora? Que filósofa?
O mundo sem mulheres? Que quereriam os outros dizer com isso? Quem poderia imaginá-lo?
Em 20 de Julho de 1969, a humanidade teve o seu gigantesco salto num pequeno passo para um homem.
A humanidade que proviria dum passo de mulher era tão difícil de sonhar como de aterrador era pensar no seu mundo sem homens.
E lá foi rua abaixo, de headphones nos ouvidos, ouvindo Bach.

made in eu

NM

''I doubt if there will be a really exciting woman writer until the first whore becomes a call girl and tells her tale.'' - Norman Mailer - Advertisements for Myself

THE PLAIN TRUTH

Quando as verdades podem ser inconvenientes, Março, este ano, teve 32 dias!

JP+P

sexta-feira, 11 de abril de 2008

COMEMORAÇÃO NA PRIMAVERA

PARABÉNS A NÓS OUTROS

Pois é, dia 11 de Abril, comemora-se também!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

...



Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I'm not sure about the universe.

Albert Einstein

COMEMORAÇÃO DA PRIMAVERA

Come 'mor a São!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

COMEMORAÇÃO DA PRIMAVERA

Este blog comemora, de maneira sui generis, a Primavera: com menos tempo dedicado à escrita, por boas razões.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Óscar e a mentira do foder

“E o último namorado tinha sido um condiscípulo estúpido que nem conseguira fodê-la como devia ser e se concentrava apenas em vir-se ele próprio. Não era um homem que amasse mulheres” The Dying Animal – Philip Roth

Com alguma coisa, Óscar, havia de discordar num livro de Roth.

Vou dar-te uma foda - porque a tenho e te a posso dar -. Dá-me uma foda - porque tem-la tu e podes dá-la –
Assim é. Reduzir à sua mais simples forma, foder requer um homem e uma mulher. O homem é quem fode. A mulher limita-se a ser fodida.

Óscar acreditava que por amizade, carinho ou pena, o homem permitia à mulher que também esta se concentrasse apenas em vir-se ela própria. Não acreditava que para além disso houvesse o “conseguir fodê-la como devia”. Que conceito era esse de dever?

Refugiou-se na escrita de Puzo: a sexualidade é como a actividade vulcânica – o magma a escorrer pela encosta abaixo é o orgasmo feminino, o masculino, a explosão do cone vulcânico.

Animou-se com o pensamento. Se para amar era preciso fazer vir, como referia o grande Roth, então todas as mulheres com quem tinha estado o amavam e isso bastava-lhe, apesar de ser um homem que não amava mulheres.

made in eu

terça-feira, 1 de abril de 2008